quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O folclore da EJA



 FOLCLORE

Folclore, ou saber popular, significa um conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. Conhecendo o folclore de um local é possível compreender o povo e parte de sua história. Entre as características dessa manifestação cultural estão a transmissão oral dos conhecimentos através de gerações, a aceitação por parte das comunidades, envolvimento de classes populares e o caráter não-oficial das manifestações culturais.
São gestos, símbolos, receitas de comidas, motivos dos bordados e até mesmo maneiras de chamar e dar comandos aos animais. Todas essas manifestações são muito próprias de cada cultura e são diferentes em cada região do Brasil.
O folclore também inclui a tradição da palavra “cantada ou falada”, daí entram os mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também engloba festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções (inclusive as baladas e canções de ninar).
No Brasil, o Carnaval é uma das principais festas e tem características e celebrações diferentes em cada região do país, com desfiles de escolas de samba, como no Rio de Janeiro e São Paulo, e blocos de marchinhas que arrastam multidões pelas ruas, em Pernambuco. Já nas festas juninas, as maiores atrações são as fogueiras, músicas, danças e comidas típicas, encontradas nos grandes destinos turísticos brasileiros, como Caruaru, Campina Grande e Parintins.

Na cidade onde moro (Queimadas no interior da Paraíba) para reacender as manifestações culturais fizemos um trabalho de exposição de objetos que fizesse referência ao tema já supracitado, realizamos esse trabalho na Escola Antônio Vital do Rêgo onde as professoras do 1º segmento da EJA trabalharam antecipadamente com seus alunos na construção de pesquisa, entrevistas e conversações com os próprios já que os mesmos disponibilizam de um grande acervo memorial e oral, umas das fontes que vem sendo utilizado por historiadores que tem uma grande sede  incessante na busca de temas que não conseguimos encontrar nas fontes bibliográficas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário